terça-feira, 7 de outubro de 2008

Aula 30/09



Exclusão digital !!!!???




Quando nos referimos a necessidade que a sociedade tem de estar conectada as novas modificações do ambiente digital, o quanto isso é importante para a construção do conhecimento e o mercado de trabalho como uma grande ferramenta no ingresso, esquecemo-nos, que a maior parte da sociedade nem sabe da existência desse discurso, quanto mais de uma rede de computadores que lhes possibilitarão o diálogo com um universo digital desconhecido. E ainda dizem por aí que há inclusão digital. Abram os olhos! A realidade não é bem essa. A exclusão digital não bate as portas, mas sim, está dentro dos lares da grande maioria dos brasileiros. Quem nem tem como se manter financeiramente pode manusear um computador? Não! De maneira alguma, pode se sentir incluído em coisa alguma. Mais uma vez relato a minha experiência. Tenho oportunidades de me conectar com esse mundo digital e numa aula de educação e tecnologia fico perdida ao trabalhar com a rádio digital e a criação de vídeos. Será que sou desprovida de conhecimento a ponto de cometer tais garfes? E a sociedade excluída, o que diria de tal situação? Com certeza o que se evidenciará será isso mesmo... Exclusão digital. E de quem é a culpa? Sua? Minha? Nessa hora o silêncio predomina e a realidade continua igual. A culpa é sempre do sistema excludente e egocêntrico mundial.

3 comentários:

Ivana Priscill@ disse...

eNTENDI O SEU RACIOCÍNIO IVANILDA E CONCORDO QUANDO VC DIZ QUE A EXCLUSÃO JÁ FAZ PARTE DE NÓS, TEMOS, ENTÃO QUE MUDAR ISTO. vAMOS ARREGAÇAR AS MANGAS. oLHA MEU BLOG A MINHA POSTAGEM REFLETE BASICAMENTE ISTO E SEGUE AQUI UM TRECHO DE UMA PESQUISA QUE VI NA NET: O termo “inclusão digital” significa o acesso de todos aos computadores e às tecnologias da informação. Tem como objectivo melhorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade com ajuda da tecnologia. Hoje, dependendo do contexto, é comum ler expressões similares como democratização da informação, universalização da tecnologia e outras variantes parecidas e politicamente correctas.
Em termos concretos, incluir digitalmente não é apenas "alfabetizar" a pessoa em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores.
Esta inclusão é também um meio facilitador para pessoas com necessidades educativas especiais com

BJXXXX!!!
LINK> http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://amadeo.blog.com/repository/324140/822608.jpg&imgrefurl=http://olharessobreainclusao.blog.com/773188/&h=504&w=570&sz=41&hl=pt-BR&start=27&sig2=nFRP2M_UtQEp97fuNzVkPg&um=1&usg=__1opqDFdH1z_Q8UyOYXg89kCshBU=&tbnid=YCjPvY-O1qz3tM:&tbnh=118&tbnw=134&ei=zOn0SOfSKIfYNMSksc0C&prev=/images%3Fq%3Dinclus%25C3%25A3o%2Bdigital%26start%3D20%26ndsp%3D20%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN

Desafios disse...

Oi Ivanilda, obrigada por sua visita.
O seu blog também está muito bom e é o único nesse estilo.
Gostei das suas postagens.

Nanda Anjos disse...

Nâo acho que vc é excluída digitalmente apenas por não dominar as ferramentas de alguns programas específicos. A inclusão ela está baseada ao acesso e uso das tecnologias afim de promover um desenvolvimento pessoal e social do usuário. Se o indivíduo não tem acesso ao computador e outras TI ou usa elas apenas para me entreter .. aí sim é excluído. O que vc acha??