quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Aula 25/11

Reflexão sobre a TV

Por que quando tratamos sobre TV o que predomina são os ditames negativos? Por que para nós as programações são alienadoras, conflituosas, indecentes, impróprias se estamos sempre diante dela compartilhando cada cena como se fosse a última? Por que educamo-nos e a nossos filhos a partir dela, se nós a maldizemos tanto? Através dela vemos a nossa vida e a do outro, sentimos, amamos, sorrimos, choramos com ela. A comunicação é ardente tanto quando a proposta por qualquer outro meio de diálogo impressos, audíveis, visíveis, digitais. Mas a culpa é sempre dela. E nós a tratamos com todos os mimos: o último modelo está no centro da sala onde todos podem apreciá-la, bem limpa, enfeitada, até mesmo na residência mais humilde, e quando falha, talvez por culpa dela ou do transmissor, mesmo sabendo dos seus malefícios, nos sentimos como órfãos, tristes, sem atividades condizentes à situação para substituí-la nos propomos até a dormir. E continuamos, mesmo com tudo isso, a achincalhá-la como se fossemos vítimas de um mal grotesco e pernicioso. Então, se os atributos da TV para nós são tão grotescos porque continuamos a amá-la tanto?

4 comentários:

Elaine Cristina disse...

Concordo com você Nilda, porque colocamos toda culpa na TV? Se ela na maioria das vezes é quem nos faz companhia quando estamos sozinhos. Todos esquecem que a TV nos faz: sorrir, chorar e até mesmo conversar com ela, como tudo na vida tem seu lado negativo não podemos esquecer dos positivos. Foi ótimo trabalhar com você nesse semestre e um prazer enorme de ter lhe conhecido, espero que possamos nos encontrar em outras disciplinas.
Bjs Elaine

Ray Lima disse...

OI Nill, discutir sobre Tv é bastante complicado, vimos as polêmicas que foram geradas no nosso seminário...a Tv nos diverte, nos distrai, nos faz companhia, nos informa, nos educa, + tb nos influencia, negativa e positivamente, pode nos alienar, gerar preconceito...são várias faces de um só meio de comunicação...
bjus!

Ivana Priscill@ disse...

Acho que não é bem assim, nós não podemos pensar nesta perspectiva de que a Tv está sendo injustamente culpada, nem tampouco atribuir a ela toda a culpa pelo que acontece conosco e com o mundo. Devemos ponderar, saber como interpretá-la e identificar as suas entrelinhas que estão carregadas de simbolos, preconseitos e esteriótipos sim. A gente tem que exercitar a crítica. Gostei muito do seu texto e o vídeo é fofo! Bjx nos veremos e nos contactaremos sim, depois da disciplina

Bonilla disse...

Muito bom Ivanilda,
gostei muito de teu blog. Percebe-se todo o cuidado que teve ao organizá-lo (tá muito bonito - delicado), ao trazer a hipertextualidade, as imagens, os videos, as idéias (num estilo próprio).
Parabéns!!! Continue assim!